Principais erros no Gerenciamento de Redes Sociais

“Principais erros cometidos durante o gerenciamento de redes sociais. Esse tipo de gerenciamento é uma tarefa muito dinâmica, cheia de novidades a cada minuto, com centenas de oportunidades e também com dificuldades. Por esses canais se comunicação serem tão complexos, é raro as empresas não cometerem algum deslize ocasionalmente. E quando isso acontece, elas entram em pânico, mas vamos te contar um segredinho: “Quando há preparo, todo equívoco pode ser transformado em oportunidade!”. Confira agora os principais erros cometidos pelas empresas nas redes sociais e o mais importante, como evitá-los.

  • Não tem um planejamento de mídia: Diversas empresas criam perfis nas redes sociais, mas não a atualizam com frequência ou fazem postagens aleatórias. O problema de não ter um planejamento é a empresa não saber quais serão seus objetivos, como alcançá-los e saber se serão atingidos. Para conseguir otimizar os esforços e não perder mais tempo e dinheiro, é importante investir em um bom plano de mídia. Defina quais são seus objetivos e quais resultados pretende alcançar nas redes sociais. Um exemplo, visibilidade, engajamento ou vendas, entre outros. É preciso elaborar ações, monitorar indicadores chave que tenham relação com a meta defina e acompanhar sempre os resultados.
  • Não conhecer o público-alvo: Como sua empresa pretende conquistar alguém sem nem ao menos saber quem é, o que deseja, o que precisa? Conhecer o público alvo é essencial para que todas as estratégias tenham resultados. Dentro e fora da web você encontra vários modos de conhecê-lo, seja por dados fornecidos nas próprias mídias, por comentários dos consumidores, informações gerais de mercado, pesquisas e entrevistas encomendadas e por ai vai.
  • Não ter conteúdo: Falar sobre seu negócio é muito importante e também inevitável, mas nem todos os consumidores são receptivos para este tipo de conteúdo institucional quando chegam aos seus perfis e páginas. Clientes de potencial precisam de conteúdo abrangente, sobre temas interessantes relacionados ao seu negócio, podem ser dicas, sobre as necessidades de usar determinado produto ou contratar serviços, entre outras milhares de opções de assuntos. Não é apenas um conteúdo qualquer na página, é ter qualidade e relevância suficiente para atrair, engajar, fidelizar e conquistar o cliente.
  • Não ter uma equipe de redes sociais: O ideal para qualquer empresa, independente do seu ramo, é ter uma equipe especializada em redes sociais, seja ela interna ou terceirizada. Sem ela, seu negócio corre o risco de ficar sem uma boa estratégia, sem resultados e até passar por algumas crises de imagem. Quantas vezes você já não viu algum funcionário responde de forma inadequada um cliente nas redes sociais de marcas? Uma boa equipe estará pronta para enfrentar qualquer situação e também irá garantir que suas redes sociais estejam sempre atualizadas com conteúdo de qualidade e que vão gerar resultados significativos.
  • Não interagir com os internautas: A comunicação entre empresa e cliente, é o que move as redes sociais nos negócios. Seus seguidores esperam poder mandar uma mensagem para sua empresa e ser respondido. Deixá-los sem um feedback, é um péssimo erro. Para evitar isso, garanta um bom trabalho de monitoramento para saber o que as pessoas estão falando sobre a sua marca. E nunca deixe um cliente em respostas, independente da pergunta, tente responder o mais rápido possível. Caso não possa responder, tente achar uma forma de solucionar seu problema ou sua dúvida, mas não o deixe na mão.”

Todos os créditos pelo texto aqui publicado ao site: Agência Mais Brasil